APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Questionamentos sobre a forma que os alunos
aprendem tem sido provocados no decorrer das observações em sala de aula. A
professora propõe exercícios em folhas impressas e atividade no quadro. De
acordo com Ferreiro (....) é necessário um trabalho com os alunos sobre seus
conhecimentos prévios, propondo exercícios que envolvem a alfabetização
referente a leitura e a escrita com significado. Sabemos que quando o aluno enxerga
o significado do conteúdo ele aprende melhor. Conforme Camini e Piccoli (2012)
atividades em folhas avulsas são úteis em vários momentos, mas é preciso um
planejamento detalhado, com objetivos claramente traçados para que a professora
tenha controle sobre os investimentos feitos em cada habilidade de leitura e de
escrita que precisam ser desenvolvidas e é desta forma que se assegura o avanço
dos alunos.
A organização
do planejamento das atividades é fundamental, assim como, mapear as formas de
aprendizagens dos alunos para então trabalhar a partir daquilo que os eles necessitam,
afinal estamos cansados de saber que as crianças não aprendem do mesmo jeito e
planejar é incluir ao máximo todas as crianças nas propostas pedagógicas.
Camini e Piccoli afirmam que:
A
professora precisa ser, também, uma arguta observadora de seus alunos.
Investigar como cada um pode aprender melhor implica em perceber os diferentes
estilos de aprendizagem, as diferentes capacidades de concentração e os
diferentes interesses para saber como lidar com a diversidade. Há crianças que
aprendem mais auditivamente, pois conseguem prestar bastante atenção à fala de
professores e colegas; outras precisam de estímulos visuais para ficar mais
tempo concentradas. (...) Mas as diferenças vão muito além disso, já que as mesmas
crianças que aprendem melhor por vias diferentes também estão em variados
níveis de conceitualização de leitura e da escrita. Em razão disso, faz-se
necessário estar atenta as estratégias cognitivas de que as crianças lançam.
(CAMINI; PICCOLI, p. 45;46, 2012).
O desafio
do professor em relação à aprendizagem dos alunos é constante, assim como repensar
diariamente sobre a prática docente, planejar cuidadosamente pensando no
aprendizado significativo dos alunos, ter ambição em relação a aprendizagem das
crianças, reorganizar as estratégias, para enfim, alfabetizar
MAPEAMENTO
DOS ALUNOS
Considerando as observações em sala de
aula ressalta-se dados dos alunos referente a suas características de
aprendizagem:
A1:
É
uma aluna quieta, não aparenta dificuldades na realização das atividades,
consegue unir as sílabas e a partir daí formar algumas palavras. Não questiona
muito a professora sobre as atividades, apenas quando não entende algum
exercício.
A2:
É
uma aluna que apresenta uma deficiência, tem acompanhamento de uma monitora,
mas sua deficiência não afeta seu lado cognitivo, realiza as atividades igual
aos demais, as vezes parece que ela compreende as atividades na hora, mas tem
dificuldade de conservar o aprendizado de um dia para o outro.
A3:
É
um aluno quieto, não aparenta dificuldades na realização das atividades, tem
facilidade de compreender o que se pede, não questiona a professora, exceto
quando não compreende algo.
A4: É
um aluno quieto, está entrando agora na fase de juntar as sílabas e
aparentemente não está tendo dificuldades. Tem mais facilidade para resolver as
contas de adição, segundo ele, as de subtrair são difíceis para ele.
A5: É
um aluno inquieto, mas atende aos comandos da professora quando preciso.
Consegue formar algumas palavras e na junção da sílaba está em estado
satisfatório. Apresenta facilidade na realização de cálculos e também das
demais atividades.
A6:
É
uma aluna muito tranquila, está em processo de alfabetização satisfatório,
possui algumas dificuldades ainda na junção de sílabas e formação de palavras,
mas questiona a professora quando não compreende e então desenvolve bem as
atividades. Possui facilidade na realização de contas de adição e subtração com
o auxilio de material de contagem (tampinhas).
A7:
É
um aluno que já está alfabetizado! Tem muita facilidade e rapidez nas
atividades. Desenvolve tudo de forma caprichada. Tem facilidade nos cálculos e
na maioria das vezes utiliza o cálculo mental para resolver as contas e quando
não consegue conta com o auxilio das mãos. É um aluno que não faz nenhum tipo
de pergunta para a professora e sempre ajuda os colegas que tem dificuldades.
A8:
É
uma aluna totalmente agitada, dificilmente se concentra nas atividades, tem
dificuldades na organização do caderno. Ainda não reconhece as letras do
alfabeto, não consegue fazer junção de sílabas e nem formar palavras, tem
dúvidas frequentes nas atividades e sempre questiona a professora. Nos cálculos
desenvolve bem as contas de adição, as de subtração não consegue resolver e
utiliza as mãos como material de apoio para contagem. Ela é uma aluna que
necessita de atividades de alfabetização iniciais, ainda mais iniciais do que
as que estão tendo.
A9:
É
uma aluna que não interage com os colegas, nem com a professora e nem com a
monitora que a auxilia. Na maioria das
aulas ela apenas pinta desenhos e joga alguns jogos. Não reconhece as letras e
nem as do próprio nome, não reconhece os números, não consegue formar palavras
e juntar sílabas.
A10:
É
uma aluna que já está alfabetizado! Tem muita facilidade e rapidez nas
atividades. Desenvolve tudo de forma caprichada. Tem facilidade nos cálculos e
na maioria das vezes utiliza o cálculo mental para resolver as contas e quando
não consegue conta com o auxilio das mãos. É uma aluna que não faz nenhum tipo
de pergunta para a professora e tem um comportamento exemplar.
A11:
É
um aluno que possui muita dificuldade, muita mesmo, tanto no processo de
alfabetização quanto na realização dos cálculos. Reconhece as letras do nome,
mas não consegue juntar sílabas e formar palavras. Tem um pouco de preguiça
para realizar as atividades, pede ajuda constantemente para a professora,
possui dificuldades para realizar as atividades sozinho. Antes mesmo da
proposta já diz que não consegue, é inseguro, pergunta várias vezes a mesma
coisa e tem dificuldades para atender as vozes de comando da professora.
A12:
É
um aluno agitado, mas não aparenta dificuldades, está se desenvolvendo de forma
satisfatória.
A13:
É
uma aluna com muita dificuldade, foi encaminhada para a psicopedagoga, não
reconhece nem as letras do nome, reconhece apenas o numero 1 e 2. Ao receber as
atividades já diz para a professora que não consegue realizar, porém não demonstra
interesse em aprender nem com a ajuda da professora.
A14:
É
um aluno que está em desenvolvimento satisfatório, não apresenta dificuldades
na formação de palavras, realiza bem os cálculos e os realiza a partir do
cálculo mental.
A15:
Está
em desenvolvimento no processo de alfabetização, apresenta poucas dificuldades
na junção das sílabas e formação de palavras. Não costuma questionar a
professora, é bem agitada, a professora precisa chamar sua atenção várias vezes
na tarde. Nos cálculos tem mais facilidade nas contas de adição, utiliza as
tampinhas para facilitar a contagem.
A16:
Está
em processo de alfabetização, consegue juntar algumas sílabas e formar algumas
palavras. Tem facilidade na realização dos cálculos e utiliza as tampinhas como
material de contagem.
A17:
Está
em processo de alfabetização, consegue juntar algumas sílabas e formar algumas
palavras, mas relatou que consegue mais pra menos do que pra mais. Nos cálculos
tem mais facilidade na adição, utiliza como material de contagem as mãos,
tampinhas e também o cálculo mental. Relatou que acha difícil realizar as
contas de subtração e ler algumas palavras porque não consegue.
A18:
É
calmo, tranquilo, esperto, caprichoso. Está em desenvolvimento satisfatório no
processo de alfabetização. Realiza as atividades sem questionar a professora.
Tem facilidade na junção de sílabas e formação de palavras. Nos cálculos tem
mais facilidade na adição, mas consegue realizar as de subtrair também, utiliza
as mãos e o cálculo menta para realizar as contas.
A19:
É
uma aluna quieta, dificilmente pede ajuda para a professora e conversa na sala.
Está em processo de desenvolvimento satisfatório, reconhece letras, números e
sílabas. Nos cálculos tem facilidade para resolver as contas de adição e
subtração também, utiliza o calculo mental para a realização das mesmas.
Relatou que acha difícil ler palavras grandes.
A20:
Começou esta semana na escola, veio de SC, ainda não há dados de observação
sobre ele, além de ser um menino educado e agitado, aparentemente não tem
grandes dificuldades.
Acompanhar os níveis de aprendizagem dos alunos é fundamental tendo em vista a elaboração de uma proposta de alfabetização que considere as diferenças e tempos de aprendizagem de cada aluno.
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