segunda-feira, 17 de abril de 2017

Alfabetização, letramento e cultura escrita.

Alfabetização consiste em compreender o sistema da leitura e da escrita, porém este processo não consiste apenas na codificação e decodificação do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, argumentar, ressignificar e construir conhecimento. Segundo Cagliari (1998) não é porque o professor ensina que um aluno automaticamente aprende. Aprender depende muito da história de cada aprendiz, de seus interesses, de seu metabolismo intelectual. A maneira como aquilo é ensinado passa a ser aprendido é do foro íntimo de cada individuo. Obrigá-lo a agir diferentemente é uma violência contra a sua liberdade e racionalidade. Obrigar alguém a aprender alguma coisa é “lavagem cerebral”. A aprendizagem precisa partir de uma opção individual. Por isso, caracterizamos a alfabetização como um processo que exige paciência e compreensão do tempo necessário para o educando aprender. O letramento, além de ler e escrever  compreende a capacidade do sujeito ler o mundo a sua volta, pois letrado é aquele que apropria-se da leitura e da escrita, fazendo associações do mundo que o cerca. Segundo Soares (2004)  alfabetização e letramento são dois processos distintos, porém interligados. Para uma pessoa ser letrada, é importante já ter passado pelo processo de alfabetização. A cultura escrita implica na capacidade do sujeito, por meio da leitura e da escrita mostrar sua cultura e vivências modificando algo a sua volta, como suas ações, seus valores, e suas habilidades de utilizar procedimentos e instrumentos que constituem o mundo letrado.



REFERÊNCIAS

CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização sem o bá-bé-bi-bó-bu.São Paulo: Ed. Scipione, 1993.

PICCOLI, Luciana; CAMINI, Patrícia. Práticas Pedagógicas em Alfabetização: Espaço, tempo e corporeidade. Erechim: Edelbra, 2012.

SOARES, Magda Becker. Letramento e Alfabetização: As Muitas Facetas. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro, N.25, JAN./ABRIL. 2004.

Um comentário:

  1. Alfabetização, letramento e cultura escrita se entrelaçam. São processos distintos, interdependentes e necessários.

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